quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Amostras de arquitetura e decoração 2011

     As edições de amostras de arquitetura e decoração de 2011 como a Casa Cor RS, Morar mais por menos (o chic que cabe no bolso) no RJ, a Casa Cor RJ e nossa amostra mais recente, a Casa e Cia ,tem nos apresentado além de alguns detalhes, uma forte tendência que já vem se delineando nos últimos anos.
     Principalmente aqui no sul, cores muito neutras como nuances dos tons cinza, (no Rio por vezes encontramos algum ambiente que se diferencia até abusando da cor e misturando, parecendo inclusive uma festa a estilo das vistas em Recife). Ainda aqui no sul, a lareira passa a fazer novamente parte das decorações, mais como elemento estético, simulando um aconchego, pois os splits estão por toda a parte, se integrando e por vezes desintegrando e tirando a harmonia dos ambientes.
     Porcelanato em todas as versões, inclusive rústicas, imitando madeiras de demolição.
     As linhas retas, quadradas em todos os usos e principalmente a grande estrela da festa a televisão e sua surpreendente tecnologia de sons e cores. Utilizada em todos os ambientes da casa, desde o banheiro, quarto, cozinha e sala, é claro, convergindo e atraindo todos os olhares. Ela é o novo quadro, vivo e cuja imagem reflete as preferências dos moradores. Ambientes voltados totalmente para dentro, focados no novo quadro. Janela, nem precisa, pode até ser falsa.
     As luzes, essas fazem o “mis an sene” (cenário) e preparam para o próximo passo: a sonorização. Assim são as amostras de decoração, expõem tendências e os modismos que lá adiante iremos execrar, assim como já fizemos anteriormente com outras modas.

Casa Cor Rio de Janeiro 2011

     A Casa Cor Rio (http://www.casacor.com.br/riodejaneiro/) de 2011 aconteceu no imponente Palacete Linneo de Paula Machado, construído no início do século XX, em estilo eclético francês.

     “É o derradeiro exemplar de mansão no estilo francês beaux-arts. No país não há outro exemplo tão apurado dessa arquitetura eclética erudita.” (Lúcio Costa)
     Essa preciosidade, um símbolo do glamour da elite carioca do início do século passado, pertencia à família Guinle, cuja história se mistura à da própria cidade. Com cerca de 1500m² construídos e ocupando um terreno quase seis vezes maior, a mansão que foi tombada pelo Estado em 2006 e adquirida pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio) poderá ser visitada pela população: agora com a Casa Cor Rio e depois como praça e uma espécie de centro cultural, com cine teatro, salas para cursos, debates e espaços multiuso.
     “De alguma forma, esse imóvel é a memória de uma época. Mostra o estilo de construir e de viver daquela elite carioca.” (Jorge Hue)
      O Copacabana Palace, símbolo de glamour e sofisticação, projeto do arquiteto francês Joseph Gire também era propriedade da família Guinle, assim como o luxuoso Palácio Laranjeiras.
     Riqueza nos detalhes
     Em vários detalhes o palacete salta aos olhos. Logo na entrada chamam a atenção os detalhes da arquitetura eclética que remetem ao renascimento francês, como o port-cochère – pórtico originalmente destinado às carruagens , as mansardas (janelas que saem do telhado) e o torreão central de ardósia.
     É, porém, no interior da mansão que encontramos seus maiores destaques. O piso original do hall é um mosaico de pastilhas de porcelana e vidro com alguns toques de folhas de ouro. Há ainda um grande vitral e, no segundo andar três clarabóias com vitrais.  A escada que liga os dois pavimentos é ricamente trabalhada em bronze e ferro com traços barrocos e neoclássicos. Todas as salas possuem sancas, boiseres e pé direito de seis metros de altura. Bancadas com peças maciças de mármore carrara adornam a cozinha e a copa. Na parte de serviço chamam a atenção os azulejos art nouveau lindamente adornados.
Detalhe azulejos originais área de serviço

Detalhes na fachada: mansardas, frisos, capiteis, molduras e o torreão ao centro.