sexta-feira, 16 de março de 2012

Bom gosto X conhecimento

         Ao comentar e mostrar  abaixo alguns dos museus visitados ultimamente, não vou  falar de museus consagrados, como Prado ou Louvre, onde existe unanimidade sobre suas coleções de valor inestimável, onde encontramos todas as formas de arte e cujo objetivo é colecionar e armazenar peças que traduzam a vida e os costumes que fizeram a história da humanidade.
          Quero compartilhar com vocês através deste blog, alguns museus menos conhecidos, mas importantes pela  qualidade das escolhas destas coleções. Este bom gosto nas escolhas de peças que tenho visto nestes lugares, assim como em outros vários, me faz refletir sobre como podemos identificar o “bom gosto” de uma escolha. Acredito ser o bom gosto uma característica a ser desenvolvida e que se aprimora na medida da evolução que o conhecimento propicia. E como conseqüência, quanto maior o conhecimento maior a necessidade. É um caminho sem volta.  Fiz uma coletânea de fotos, explicativas, com o sentido de primeiramente compartilhar minha experiência, divulgando às pessoas que se interessam por arte (estas provavelmente até já conhecem), ou para as que gostam, mas não tiveram ainda a oportunidade de visitar estes lugares e ainda principalmente para as que ainda não sabem que gostam. Gostaria de passar pelo menos a curiosidade  para visitarem estas coleções.
         Estes museus visitados, principalmente por minha formação, me atraíram inicialmente pelos prédios, ora construído como o MAC de Niterói e o CASAPUEBLO do Uruguai, ambos em estilos tão distintos, ou outros restaurados, como o  GULBENKIAN de Lisboa ou o THIESSEN e o REINA SOFIA de Madrid, mas me surpreenderam mais pelo conteúdo das amostras. Escolhas de muito bom gosto, não apenas quadros famosos de artistas consagrados, mas quadros de beleza surpreendente destes artistas. Foram escolhas feitas por determinadas pessoas, de farto conhecimento, formando lindas coleções que nos causam enorme prazer em conhecê-las.
        Sugiro não nos aprofundarmos em conhecer detalhes de uma peça de arte ou mesmo saber o porquê do valor dela. Só temos de acostumar a degustar as peças, saboreá-las sem compromisso, que assim nossa necessidade virá, solicitando-nos mais e mais conhecimento.

Museu Ralli Punta del Este

  

      Localizado em um bairro elegante de Punta del Este, este Museu chamado de Ralli Punta del Este, foi inaugurado em 1988 e é uma entidade privada sem fins lucrativos. Fundado pelo banqueiro aposentado e colecionador Sr. Harry Recanati e sua esposa Martine Recanati, o museu tem como objetivo promover o trabalho de artistas contemporâneos latino americanos fora da fronteira de seus países, abrigando uma exposição permanente desses artistas.
         Lá também se encontra uma grande coleção de esculturas de artistas como Dali, Botero, Volti, Robinson, Juarez, Amaya, Cardenas, além de possuir um calendário para exposições temporárias.

Lady Luck - Machado, Juarez
2006

En llamas - Kaplan, Daniel
2006

        A fachada do museu é caracterizada pelo estilo moderno, contrastando com seu interior tradicional, Em um dos jardins internos, composto por arcadas tipicamente espanholas localiza-se uma coleção de esculturas em tamanho natural.
Acesso ao museu


Patio das esculturas em tamanho real
Pátio de esculturas


         Site oficial: http://www.museoralli.com.uy/

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia



       
   Inaugurado em 1992, em Madrid, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é uma das instituições artísticas mais importantes da Espanha.
         Projetado no século XVIII a fim de abrigar um hospital, o museu foi remodelado em 2001 pelo arquiteto francês Jean Nouvel que  tornou o espaço um elemento da cidade, com a criação de uma praça.
          O museu abriga em sua coleção trabalhos de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Francis Bacon e outros mestres das artes visuais. Suas obras de maior destaque são Guernica e Mãe com menino morto, ambos de Picasso.
Guernica - Pablo Picasso


Mãe com menino morto - Pablo Picasso

Figura em uma janela - Salvador Dali
        Site oficial: www.museoreinasofia.es

Museu Thyssen-Bornemisza
Ampliação moderna

Palácio Villahermosa e ampliação de Rafel Moneo

        Inaugurado em 1993, o Museu Thyssen-Bornemisza localiza-se em Madrid, no Palácio de Villahermosa. Ele surgiu quando o governo espanhol comprou coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza em 1993 e mais tarde a edificação neoclássica construída entre os séculos XVIII e XIX foi remodelada pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo .
         O Museu Thyssen-Bornemisza possui em seu acervo obras que vão do Renascimento à Arte Contemporânea. Entre os mestres do acervo, destacam-se Jan Van Eyck, Albrecht Dürer, Hans Holbein, Tiziano, Tintoretto,Jacopo Bassano,Van Gogh, El Greco, Bernini, Caravaggio,Goya, Pablo Picasso, Marc Chagall, Edward Hopper, Salvador Dalí, entre outros.
     
Moinho de água em Gennep - 1884- Vincent van Gogh

Museu Calouste Gulbenkian

     
        Situa-se na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Inaugurado em 1969, O Museu Calouste Gulbenkian possui uma coleção de aproximadamente seis mil peças de arte antiga e moderna, das quais apenas mil e trinta se encontram expostas ao público.
         O museu possui um projeto arquitetônico sóbrio e de grande unidade, resultado de um concurso vencido pelos arquitetos Ruy Jervis d’Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa. Seu projeto é um marco da arquitetura museológica portuguesa, integrando as obras que abriga com natureza que o circunda.        A visitação do Museu Calouste Gulbenkian possui dois circuitos independentes. O primeiro dedica-se à Arte Oriental e Clássica, seguindo da Arte Egípcia e do Oriente Médio ao Extremo Oriente. O segundo circuito, dedicado à arte européia, composto de esculturas, pinturas, artes decorativas e publicações editoriais, especialmente de artistas franceses do século XVIII.      Na coleção de pintura, destacam-se artistas como o Domenico Ghirlandaio, Degas, Édouard Manet, Peter Paul Rubens ou William Turner.
 
As bolas de sabão - Édouard Manet - 1867

Peitoral "Libélula" - ouro, esmalte, diamantes, calcedónias, crisópraso e pedras de lua.

        Site oficial: http://www.gulbenkian.pt/

Casa Pueblo



  

       Antiga casa de verão do artista Carlos Páez Vilaró em Punta Ballena, no Uruguay, começou a ser construída em 1958 pelo próprio artista com a ajuda de amigos e pescadores e é hoje um complexo que abriga um museu, uma galeria de arte e um hotel – gerenciado até hoje pelo próprio Vilaró.
      Localizada em um terreno com vistas privilegiadas, a casa possui um estilo fortemente característico da arquitetura mediterrânea, lembra edificações de Antoni Gaudí e da costa de Santorini. Além de diversos serviços oferecidos, o pôr do sol é um atrativo que pode ser visto de qualquer um dos quartos do hotel.
       No museu, encontram-se lindas esculturas.


Museu de arte contemporânea de Niterói
"O terreno era estreito, cercado pelo mar e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o apoio central inevitável. Dele, a arquitetura ocorreu espontânea como uma flor. A vista para o mar era belíssima e cabia aproveitá-la. E suspendi o edifício e sob ele o panorama se estendeu mais rico ainda... " (Oscar Niemeyer)



        Principal ponto turístico de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói tem projeto de Oscar Niemeyer e abriga a segunda maior coleção de arte contemporânea do país, com mais de mil obras catalogadas, especialmente da segunda metade do século XX. Com fachada futurística, o MAC Niterói oferece uma vista panorâmica de 360º sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla da cidade.

      No seu interior, não se define o limite entre piso, parede ou teto, criando uma sensação envolvente e ao olhar pelas janelas inclinadas, temos a impressão de estar sobre o penhasco, com o entorno do mar por todos os lados.



         Site oficial: http://www.macniteroi.com.br/