segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Getty Center - Museu - Villa
Califórnia - EUA

Vista aérea do complexo novo Getty Center 
e a cidade de Los Angeles

Getty Villa em Malibu

Getty Center Museu, iniciado na casa original de J.Paul Getty (nome do bilionário que financiou o empreendimento), Malibu ,em uma Villa, atualmente divide-se em 2 locais:Getty Center,em Los Angeles nas colinas de Santa Mônica e o Getty Villa em Malibu
                                             J. Paul Getty (nascido em Minneapolis, Minnesota)


Peristyle exterior,   o J. Paul Getty Museum, no Getty Villa







VILLA
O J. Paul Getty Museum, no Getty Villa em Malibu reaberto em 28 de janeiro de 2006, após a conclusão de um projeto de reforma,como um museu e centro educacional dedicada ao estudo das artes e culturas da antiga Grécia, Roma e Etrúria.
O Getty Villa serve um público variado, por meio de sua ampla gama de exposições, bolsas de estudo, pesquisas , programas públicos e programação nas artes visuais. Abriga aproximadamente 44.000 obras de arte dos quais mais de 1.200 estão em exposição. 
                                                                                                  
“Quando Jean Paul Getty decide recriar uma antiga Villa para servir como um museu, ele faz porque parecia mais apropriado para uma coleção de arte grega e romana ser exibida em um edifício que poderia ter sido originalmente” (...) “É nossa esperança que a nova missão ampliada da Villa, a qual une a exibição de trabalhos de arte com pesquisa e atividades de conservação, possa servir para realçar a visão original dele.”  
 Marion True, curador de antiguidades  


             GETTY CENTER
O J. Paul Getty Museum no Getty Center, em Los Angeles, inaugurado em 1997,que abriga pinturas européias, esculturas, manuscritos iluminado e artes, forma um complexo arquitetônico composto de varias edificações .Museus, instituto de investigação, restaurante, cafés, alem de vários locais de eventos fechados para exposições e outros abertos com vistas panorâmicas da cidade de Los Angeles formam o conjunto.
Localizado na colina de Santa Mônica,  a aprox 268 metros acima do nível do mar,este complexo arquitetônico foi projetado pelo arquiteto Richard Méier (nascido em Newark12 de Outubro de1934, é um arquitecto dos EUA,que em1984 recebeu o prémio Pritzker, o prémio mais conceituado de Arquitectura)  
constitui se num dos maiores talentos na atualidade.
                                                            Getty Center à noite
                                    O acesso ao complexo se da através de um bonde elétrico dirigido por cabos (guiados por computadores) com carros que flutuam sem fricção sobre um colchão de ar. Partindo de uma estação, localizada acima de um estacionamento gigantesco, encontra-se um jardim de esculturas com um espelho d'água.
O bondes deslocam-se a uma velocidade de 18 km/h colina acima, por cerca de 5 minutos.,atingindo a parte alta da colina.


Bonde elétrico

Estação vista de dentro do bonde elétrico     

    Vista da subida da encosta 110-acre com o bonde elétrico


Chegada do bonde elétrico


O lugar de chegada oferece uma surpresa pela beleza dos prédios, de design arrojado, na maioria com elementos curvilíneos, interligados por jardins naturais e praças de convívio nos espaços abertos suavizando a rede criada pelos quadrados de mármore travertino,

Escadaria principal para entrada do Museu

A distancia entre os prédios , a parceria entre eles e a vista que é valorizada e utilizada como elemento agregador, proporciona uma sensação de amplitude e magestosidade ao conjunto. Espaços exteriores incluem pátio com fontes e uma variedade de árvores,como as mexicanas Cypress. 

 
Escadaria lateral                                       Praça da estação de bonde elétrico                                                        

O arquiteto Meier escolheu a pedra Travertino para este projeto, vinda de Bagni di Tivoli, Itália, principalmente porque ela é freqüentemente associada com a arquitetura pública e expressa as qualidades que o Getty Center procura celebrar: solidez, simplicidade e artesanato.
Entrada para o edifício

Fachada da lateral entrada do museu


Escadaria externa do centro de pesquisa com vista panorâmica ao fundo de Los Angeles

Centro de pesquisa

Getty Center com vista ao fundo para as montanhas


Ao norte, através do pátio de chegada , a 
montanha de Santa Mônica e St. Mary

Promontório sul do Museu - Jardim de cactos 

Jardim central


Vista panorâmica da cidade de L.A.

               Interiores

Entrada no saguão circular

      A luz natural é um dos elementos arquitetônicos fundamentais do Getty Center.  As paredes envidraçadas permitem que o sol ilumine os interiores. 
Um sistema computadorizado de grelhas de ventilação e sombras ajustam a luz dos interiores, junto com um sistema de luzes artificiais frias e quentes. Tudo é programado tendo em vista a estação do ano e a hora do dia, assim o computador ajusta o ângulo das persianas e ao mesmo tempo o número de luzes necessárias para se obter o melhor tipo de iluminação possível. 
As galerias de pinturas em nível superior do Museu possuem iluminação natural, com filtros especiais para evitar danos às obras de arte.

             

 No Museu “as linhas de visão claras entre espaços interiores e exteriores permitem que os visitantes entrem e saiam dos cinco pavilhões em galerias e sempre saibam onde eles estão”. 






       Luz natural entrando por aberturas zenitais

As coleções concentram peças de arte do período ocidental, como esculturas, pinturas, desenhos, manuscritos e fotografias.                                                                    
           As pinturas incluem trabalhos europeus de pintura à óleo, têmpera e pastel do século 13 até o final do século 19. A imaginação do público tem sido especialmente capturada pelos franceses impressionistas, incluindo o famoso “irises” do Van Gogh. A coleção também inclue significantes trabalhos de Massaccio, Rubens, Titian, Veronese, Rembrandt e outros grandes mestres. Junto com a coleção original do Sr. Getty  tem três importantes retratos, um de Van Dyck, um de Gainsborough e outro de Rembrandt.
Abaixo alguns quadros selecionados por meu especial interesse:

The Model Resting(A Modelo Descansando)
http://www.getty.edu/global/images/ghost.gif Henri de Toulouse-Lautrec Francês, em 1889
Tempera ou caseína com óleo sobre cartão



Portrait of the Marquise de Miramon, née, Thérèse Feuillantt
(Retrato da Marquesa de Miramon, née, Teresa Feuillant)
Jacques Joseph Tissot Francês, 1866
Óleo sobre tela 



 Still Life with Peaches a Silver Goblet, Grapes and Walnuts 
(Natureza Morta com Pêssegos, uma Taça de Prata, Uvas e Nozes)
Jean-Baptiste-Siméon Chardin Francês, em 1759 - 1760 
Óleo sobre tela

Portrait Study for The Raft of the Medusa 
(Retrato de estudo para A Jangada da Medusa)
Théodore Géricault, Francês 1818–1819
Óleo sobre tela

Irises(Lírios)Vincent van Gogh ,Holandês, Saint-Rémy, França, 1889 
Óleo sobre tela 


http://www.getty.edu/global/images/ghost.gif
http://www.getty.edu/global/images/ghost.gif
http://www.getty.edu/global/images/ghost.gif
The Rue Mosnier with Flags(A rua Mosnier com bandeiras)
Édouard Manet ,Francês, Paris, 1878 
Óleo sobre tela 



Portrait of Anthony Valabrègue
(Retrato de Anthony Valabrègue)
Paul Cézanne,Francês, cerca de 1869 - 1871 
Óleo sobre tela

The Convalescent(A convalescente)
Edgar Germain Hilaire Degas
Francês, Louisiana, a cerca de 1872 - janeiro 1887 
Óleo sobre tela 

Portrait of Albert Cahen d'Anvers
(Retrato de Albert Cahen d'Anvers)
França, perto de Dieppe, 1881 
Óleo sobre tela

Dancer Taking a Bow (The Prima Ballerina)
(Dançarina com um Buquê de Flores)Edgar Degas
Pastel e Guache sobre Papel


Penelope Unraveling Her Web 
(Penelope Desvendando Sua rede)
Joseph Wright of Derby ,Inglês, 1783 - 1784 
Óleo sobre tela  

A exposição temporaria mais recente no Getty Center em Agosto -Klimt The Magic Of Line (O Mágico da Linha), é a primeira retrospectiva totalmente dedicado aos desenhos de Gustav Klimt (1862-1918). Ela está exposta desde 13 de julho e ficando até 23 de Setembro 2012.

Cartaz da exposição
Foi através de desenho que Klimt desenvolveu seus temas momentosos do sofrimento humano, que anseiam por amor e felicidade, e do ciclo de vida, desde o nascimento até a morte.


  Maenad reclinável (Estudo para O Altar de Dionísio ), 1886-87, Gustav Klimt. Giz preto, grafite, aumentado com branco. Albertina, de Viena

Cabeça de um jovem chefe Homem Encostado, Perdidos no perfil (Estudo de Teatro de Shakespeare), 1886-87, Gustav Klimt. Giz preto, aumentado com branco, grafite. Albertina, de Viena.

                                                                                OUTRAS ATRAÇÕES

Fachada envidraçada do Restaurante

Com uma das melhores vistas em Los Angeles, o restaurante no Getty Center oferece um menu especial ,elaborado em um ambiente elegante, em um edifício separado, a oeste da praça de chegada e escadaria principal. 

Vista do restaurante

Terraço do restaurante com planos envidraçados


Espaços externos do restaurante


De dentro do restaurante pode-se ter uma vista maravilhosa graças aos planos envidraçados que cercam o local, possuindo pé direito duplo e sem obstruções para a paisagem.

Dentro do restaurante

O Chef  se concentra no uso de ingredientes frescos locais e regionais, apresentado com muito bom gosto, representando a nova culinária americana contemporânea,onde mistura ovos ,bacon mas também legumes e verduras sugerindo uma tendência mais saudável.Sempre acompanhado de um vinho Californiano,é claro.

Menu do restaurante- Brunch -Entrees


The Getty skillet-
Chicken sausage, potatoes, piquillo pepers,tomato confit,
onion,cheese blend, port reduction, fried egg


Crab Cake Benedict
English muffin, wild mushrooms, nueske bacon,poached eggs,
baby spinach and holandaise sauce

Vinicola Robert Mondavi 2009
uva Pinot Noir –

ENJOY YOUR MEAL!!!!!!!!!!


O complexo G.C. é um lugar extremamente prazeroso para se passar o dia, não só pelos moradores de Los Angeles, que alias freqüentam com muito entusiasmo, mas por turistas e apreciadores de arte, gastronomia, arquitetura e belas paisagens, assim como eu.
Café no terraço