quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Casa Cor Rio de Janeiro 2011

     A Casa Cor Rio (http://www.casacor.com.br/riodejaneiro/) de 2011 aconteceu no imponente Palacete Linneo de Paula Machado, construído no início do século XX, em estilo eclético francês.

     “É o derradeiro exemplar de mansão no estilo francês beaux-arts. No país não há outro exemplo tão apurado dessa arquitetura eclética erudita.” (Lúcio Costa)
     Essa preciosidade, um símbolo do glamour da elite carioca do início do século passado, pertencia à família Guinle, cuja história se mistura à da própria cidade. Com cerca de 1500m² construídos e ocupando um terreno quase seis vezes maior, a mansão que foi tombada pelo Estado em 2006 e adquirida pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio) poderá ser visitada pela população: agora com a Casa Cor Rio e depois como praça e uma espécie de centro cultural, com cine teatro, salas para cursos, debates e espaços multiuso.
     “De alguma forma, esse imóvel é a memória de uma época. Mostra o estilo de construir e de viver daquela elite carioca.” (Jorge Hue)
      O Copacabana Palace, símbolo de glamour e sofisticação, projeto do arquiteto francês Joseph Gire também era propriedade da família Guinle, assim como o luxuoso Palácio Laranjeiras.
     Riqueza nos detalhes
     Em vários detalhes o palacete salta aos olhos. Logo na entrada chamam a atenção os detalhes da arquitetura eclética que remetem ao renascimento francês, como o port-cochère – pórtico originalmente destinado às carruagens , as mansardas (janelas que saem do telhado) e o torreão central de ardósia.
     É, porém, no interior da mansão que encontramos seus maiores destaques. O piso original do hall é um mosaico de pastilhas de porcelana e vidro com alguns toques de folhas de ouro. Há ainda um grande vitral e, no segundo andar três clarabóias com vitrais.  A escada que liga os dois pavimentos é ricamente trabalhada em bronze e ferro com traços barrocos e neoclássicos. Todas as salas possuem sancas, boiseres e pé direito de seis metros de altura. Bancadas com peças maciças de mármore carrara adornam a cozinha e a copa. Na parte de serviço chamam a atenção os azulejos art nouveau lindamente adornados.
Detalhe azulejos originais área de serviço

Detalhes na fachada: mansardas, frisos, capiteis, molduras e o torreão ao centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário