sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Casas Vitorianas



CASAS VITORIANAS


Surgiram na Era Vitoriana, que foi o período de reinado da Rainha Vitória, em meados do século XIX. Este foi um longo período de prosperidade e paz, o auge da Revolução Industrial que permitiu que uma grande e educada classe média se desenvolvesse, o que incentivou a produção em massa de casas particulares ornamentadas. Atualmente a cidade de São Francisco, Califórnia,  é caracterizada pela abundância desse estilo de moradia.




As casas vitorianas são decoradas com ornamentos produzidos em série e construídas em lotes estreitos. Apesar de projetos de planta baixa parecidos, diferenciam pelos traços da fachada.


A construção é muito rápida, sua estrutura é em madeira, e as paredes montadas por painéis. Quatro estilos principais prevalecem na cidade, são eles:


Arquitetura Rainha Ana (1875-1905)
É a forma mais reconhecível de arquitetura vitoriana, devido ao seu design altamente ornamentado. Entre as suas características estão a torre de canto, janelas panorâmicas, frontão triangular de cumeeira, forma assimétrica e varanda ao redor com cantos arredondados. Geralmente são pintadas em cores vivas variadas.






Arquitetura Revival Gótico (1850-1880)

A construção de pedra e alvenaria de estilo Revival Gótico é uma reminiscência do Castelo e Catedral. Uma das características mais facilmente identificáveis desse estilo é o telhado profundamente inclinado e ornamentação elaborada, que era normalmente aplicada para os beirais, varandas e ao redor das janelas.








Estilo italiano (1850-1885)

Inspirado por villas da Itália, tem como característica mais reconhecível a cornija ampla que rodeia os beirais para esconder a cobertura. Possui janelas com molduras de madeira decoradas e um amplo alpendre que normalmente enfeita a entrada.






Stick (1860-1890)
O estilo que recebe o nome de “palito” enfatiza as linhas verticais tanto na estrutura quanto na ornamentação. Janelas salientes e cornijas com cumeeira falsa são características básicas.





As famosas casas de São Francisco:
 Painted Ladies


Características para identificação basica

As residências vitorianas são desenvolvidas para serem vibrantes, ousadas e ornamentadas. Elas podem consistir em um, dois ou três andares. As casas deste estilo no leste dos Estados Unidos são tipicamente de três andares, em oposição às residências de um ou dois andares do oeste do país.
Os diferentes modelos primários ostentam marcas especializadas que os distinguem um dos outros. Por exemplo, o estilo gótico reavivado vitoriano foi influenciado pelos formatos europeus e medievais, que imitavam as catedrais do medievo. Ele é caracterizado por suas paredes multicoloridas e texturizadas, arcos e janelas agudos, sacadas assimétricas, detalhes de recorte de telhado cor de gengibre e telhados de inclinação íngreme. Enquanto isso, o estilo vitoriano italiano foi influenciado fortemente pela arquitetura romana, com complexos detalhes, incluindo beirais decorativos, telhados baixos, suportes ornamentais, janelas arqueadas e uma varanda elaborada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário