terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Francisco Brennand



IMMOTUS NEC INERS
(imóvel mas não inerte)


Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, em Recife, capital de Pernambuco.  Em novembro de 1971, o artista começou a restaurar a velha Cerâmica São João da Várzea, olaria fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu lugar a seu ateliê e a um projeto de esculturas cerâmicas.





Aberta à visitação pública, a Oficina Brennand é um dos principais marcos artísticos do Brasil, com um impressionante conjunto de esculturas e painéis.  


Num projeto de integração da arte à arquitetura, o trabalho de Brennand conquistou reconhecimento internacional. Ele cria um diálogo entre a escultura e o espaço em que ela se desenvolve, ora com a arquitetura, incluindo os antigos galpões da antiga fábrica de cerâmica, e ora se incorporando às ruínas deixadas pela ação dos anos.



Dentre as esculturas de Brennand estão figuras mitológicas, pássaros, peixes, jacarés, lagartos, frutos e objetos nascidos de uma extraordinária técnica de cerâmica vitrificada.
  
 



Há também uma linha de cerâmicas para uso em revestimento associadas ao seu nome. Sâo ladrilhos hidráulicos industrializados, tais ladrilhos estão em alta em revestimentos de cozinhas.



Francisco Brennand

“mestre dos sonhos”


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário